top of page

Yoga Nidra

O “Yoga do sono”, é o estado entre a meditação e o sono profundo, um momento de relaxamento físico, mental e emocional, uma meditação onde entram em cena todas as nossas faculdades mentais. Diz respeito a uma técnica de descontração consciente do corpo e da mente, incluindo visualizações e exercícios para a purificação emocional e mental. O Yoga Nidra é normalmente feito no final da prática por vezes conduzido ao som de música ou então na forma de um simples, silencioso e bem-vindo momento de descanso. O nome da postura usada para este momento é Shavasana cuja tradução não é muito falada pois envolve um tema tabu no nosso mundo ocidental, a morte. A tradução literal deste asana é postura do cadáver. O nome expressa bem o que é pretendido deste momento, uma entrega incondicional ao estado de repouso.

Relaxar é uma necessidade humana e muito importante no contexto de qualquer atividade, tanto física como intelectual.

O Yoga Nidra conduz-nos a um estado entre o sono e vigília onde, na verdade, acessamos um nível de consciência que permeia todos os estados, da vigília ao sono profundo.

É um tipo de meditação que nos leva a entrar em contacto com conteúdos subconscientes a partir de uma perspectiva que faz com que os registos de situações traumáticas e de conclusões duras que nutrimos em relação a nós mesmos enfraqueçam e fiquem cada vez menos capazes de induzir pensamentos e ações desfavoráveis. O Yoga Nidra ajuda-nos a interromper processos de auto-sabotagem. Permite-nos uma reprogramação de certos aspectos da nossa personalidade. Saber fazer pausas e reconhecer a importância do descanso envolve uma maturidade que revela que parar e relaxar se traduz numa ação, bastante inteligente por sinal, pois apenas quando saímos do frenesim do nosso quotidiano é que conseguimos ver para onde estamos a ir com tanta pressa com uma perspectiva mais clara das opções de rumos e caminhos que podemos seguir.


A pratica de Yoga Nidra é composta por:


- Indução de relaxamento físico e mental


- Visualização


- Observação dos sons do ambiente, da respiração e dos próprios pensamentos


- Sankalpa – Resolução interior *


- Externalização da consciência


Benefícios do Yoga Nidra:


- Clarifica a mente e eleva a consciência, facilitando a meditação


- Melhora os níveis de dopamina (hormona do bem-estar)


- Aumenta o contentamento (Santosha) e a capacidade de compreensão


- Aumenta a eficiência das respostas orgânicas aos estímulos diários


- O organismo recupera mais rapidamente de qualquer tipo de fadiga mental ou física


- Ajuda no tratamento da insónia


- Intensifica a regeneração celular e o sistema imunológico fica mais forteaa


- Elimina tensão muscular


- Reduz as dores no corpo


- Desperta a criatividade e intuição


- Regula a pressão sanguínea, o batimento cardíaco e o ritmo respiratório.


- Evita a dispersão de energia vital


- Ajuda a equilibrar e a melhorar o sono no geral

*Sankalpa:


Sankalpa vem do sânscrito e significa intenção, propósito, resolução interna.

A técnica consiste em afirmar e visualizar, no presente, a realidade que se busca, numa espécie de mantra que deve ser repetido mentalmente.

Apesar de definirmos o Sankalpa mentalmente, ele nasce no nosso coração. Pode ser uma palavra ou frase curta, desde que cheia de significado. Deve-se inspirar profundamente na expiração repetir mentalmente a intenção.

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2 Post
bottom of page